logostrivial banner

Inovar em Meio Rural é Inovar Escondido!

O projeto RUR@L INOV - Inovar em Meio Rural é coordenado pela UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) em colaboração com a DGADR (Direcção Geral da Agricultra e Desenvolvimento Rural).

 Tem como principais objetivos identificar e descrever os processos de inovação levados a cabo por empresas e organizações rurais e caracterizar o perfil dos inovadores assim como do contexto da inovação.

São apontadas 3 ideias chave resultante deste projecto. Elas são:

  1. Parte da inovação levada a cabo pelas empresas rurais é ignorada pelo atual método de avaliação e promoção da inovação. Então pode-se dizer que existe uma inovação em meio rural que é "invisível"  e por essa razão é desvalorizada pelas agendas e políticas públicas atuais.
  2. Porque existe uma inovação "invisível" que é desvalorizada, há uma dificuldade em implementar políticas e incentivos dirigidos a responder à diversidade e originalidade das empresas rurais titulares desta inovação.
  3. Esta inovação "invisível" é uma necessidade que tem de ser preenchida, pois é utilizada como ferramenta pelas empresas rurais com o objectivo à sua sobrevivência e prosperidade nos mercados.

  

 

Em destaque coloco o livro "INOVAÇÃO EM PORTUGAL RURAL", um excelente documento para quem quer aprofundar esta temática. 

Conheça melhor este projecto em sites.google.com/site/inovaremmeiorural/ .

 

Hugo Rio Costa (2016/02/19)